SOCORRO/SP - Onde Viver é Bom!

SOCORRO/SP - Onde Viver é Bom!


ONDE VIVER É BOM! SOCORRO É PIONEIRA DA REDE CITTASLOW NO BRASIL

Socorro, uma estância hidromineral cercada pelas belezas da Serra da Mantiqueira, tornou-se a primeira cidade brasileira a se tornar um membro qualificado da rede Cittaslow em 27 de novembro de 2021, uma associação que abrange 5 continentes e 281 cidades, cuja sede está situada na Itália, mais especificamente na região de Toscana.

Mas o que de fato significa o termo Cittaslow? "Città", é um termo italiano que significa cidade e "slow" é um termo inglês que significa lento, sendo assim, Cittaslow é cidade lenta, a verdadeira tradução da filosofia da associação, a chamada filosofia slow que defende a maior atenção às coisas boas da vida, integração entre as gerações, a preservação da natureza e das tradições e sabedoria local com ajuda da tecnologia, focados em reduzir a velocidade da rotina nas cidades e trazer melhoria da qualidade de vida.

Alguns dos critérios levados em conta para Socorro se tornar membro da rede Cittaslow é a cidade ter no mínimo 50 mil habitantes; ter preocupação com o meio ambiente e apresentar estratégias (uma política ambiental que preza a recuperação e reciclagem de resíduos; avanços tecnológicos focados na qualidade ambiental); planejamento urbano voltado para a melhoria do território e não para a ocupação; comércio regional valorizado; produção alimentícia local e natural sem impactos às gerações futuras; número de construções reduzidos preservando as que já existem (construção de novos edifícios é exceção e sempre tem que ter a liberação do Plano Diretor) e claro, também foi levado em conta que a cidade preze pelo bem estar dos moradores e dos turistas, valorizando a hospitalidade e conveniência harmoniosa entre todos. 

O processo para a cidade se tornar a embaixadora da rede no país durou quase um ano e foi bastante criterioso, passando por uma análise que conta com 72 indicadores, todos ligados à sustentabilidade social, ambiental e governança. A proposta da rede é basicamente uma chamada para pisar no freio mesmo, por isso é tão utilizado o slogan "onde viver é bom!", frase semelhante à tão conhecida frase do portal de entrada da cidade, "Onde ainda se vive".

Fontes:

https://socorro.tur.br/publicacao/onde-e-bom-viver-socorro-torna-se-a-primeira-cittaslow-do-brasil/

https://www.cittaslow.org/network/socorro

https://blog.brkambiental.com.br/cittaslow/

https://www.acidadeon.com/circuitodasaguas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1699450,socorro-e-a-primeira-cidade-brasileira-da-rede-cittaslow.aspx


Comentários


RAFTING MONJOLINHO & ACQUÍSSIMA
RAFTING MONJOLINHO & ACQUÍSSIMA
Ler mais...
CIDADE DE AVENTURA - PARQUE DE AVENTURA MONJOLINHO
CIDADE DE AVENTURA - PARQUE DE AVENTURA MONJOLINHO
Ler mais...
PARCERIAS DE SUSTENTABILIDADE
PARCERIAS DE SUSTENTABILIDADE
Ler mais...
Whatsapp